Energisa

Steet participa de 2ª rodada de negociação da PLR 2020

02/09/2020

O Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins – Steet, informa aos trabalhadores e trabalhadoras da Energisa Tocantins que participou com representantes da empresa nesta quarta-feira, 02, da segunda rodada de negociação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2020

Conforme já era esperado pelo sindicato, a Energisa não cedeu aos argumentos do sindicato, ao contrário, apresentou pesos e metas extremamente desafiadoras para cada indicador que compõe a cesta e ainda um limitador de 6% do lucro líquido para o valor final a ser distribuído. 

Além disso, manteve sua posição apresentada na primeira  reunião de não praticar o tradicional adiantamento de parte da PLR, mesmo com todo o argumento apresentado pelo sindicado, citando como exemplo a contribuição dos trabalhadores com a saúde financeira da empresa, na ocasião da negociação do acordo coletivo de trabalho, quando foi aprovada uma proposta de parcelamento de inflação. Agora o cenário é outro, o mercado está reagindo e os trabalhadores esperam ansiosamente ter esse adiantamento em suas contas no final desse mês.

A direção do Steet argumentou ainda que, além da contribuição de seu capital humano acima mencionado, a Energisa tem se beneficiado das medidas provisórias e dos recursos oriundos do governo federal para equilibrar sua saúde financeira nesse período de pandemia. Com tudo isso a saúde financeira da empresa está muito equilibrada, prova disso foi a distribuição agora no mês de agosto de dividendos em mais de 100 milhões de reais aos seus acionistas, e ainda, as doações milionárias aos eventos sociais divulgado pela própria empresa na mídia nacional, enquanto para seus trabalhadores o discurso é de crise e de retiradas de conquistas.

Essa insensibilidade ao pleito dos trabalhadores só demonstra mais uma vez como a Energisa realmente valoriza aqueles que se dedicam a cada dia para manter a empresa funcionando e a alcançar resultados tão significativos mesmo diante de tudo que vem acontecendo.

Nova reunião ficou pré agendada para depois do feriado prolongado de 7 de setembro, ocasião em que a direção do sindicato espera da empresa, além da redistribuição nos pesos dos indicadores a retirada do gatilho de 6%, e que a empresa volte atrás e confirme o pagamento do adiantamento de parte da PLR 2020 para o final desse mês.

A direção do sindicato alerta para a necessidade de disposição de todos os trabalhadores na luta pelo atendimento de suas reivindicações.

UNIDOS PARA AVANÇAR!