A direção do Steet participou de reunião nesta sexta-feira, 04, com representantes da Energisa Tocantins para dar continuidade ao processo de negociação da Participação nos Lucros e Resultados – PLR para o exercício 2017.
No encontro, a empresa apresentou os resultados parciais dos indicadores que pretende colocar na PLR deste ano. Agora de posse dos números, os diretores do sindicato estão analisando a proposta da ETO para apresentar resposta na reunião, que já está agendada para o próximo dia 21.
Com base nas metas sugeridas pela empresa e nos resultados parciais apurados até o momento, o sindicato antevê que a proposta da empresa dificilmente poderá ser contratada pelos trabalhadores, pois de nove indicadores, conforme resultado parcial, apenas três apresentam possibilidade real de atingimento das metas, ou seja, a proposta da empresa chega a ser pior que a PLR de 2016.
A direção do sindicato continua insistindo com um modelo de PLR onde sejam contratadas condições que realmente dependam das ações dos trabalhadores, e não de circunstancias alheias, pois esse formato não atende a realidade dos trabalhadores, já que muitos indicadores, pouco, ou nada têm a ver com suas atividades.
Dúvidas
Esclarecemos alguns pontos questionados pelos trabalhadores: o adiantamento da PLR, como o próprio nome já diz, é o pagamento antecipado da participação nos lucros, não tendo, portanto, data fixada. Deste modo, a preocupação do Steet está direcionada para a negociação do formato da PLR 2017.
Para a dúvida quanto ao pagamento da PLR para ex-funcionários da empresa, informamos que de acordo com a lei 10.101/2000, que define a PLR, os ex-trabalhadores também são contemplados, desde que não tenha sido demitido por justa causa, recebendo proporcionalmente aos meses trabalhados no período de apuração da PLR.
O Steet reforça ainda que todas essas dúvidas serão esclarecidas quando for definida a proposta para a PLR nos boletins informativos e ainda na assembleia que discutirá o assunto. Deste modo, pedimos que todos tenham paciência e que concentrem os esforços no fechamento de uma PLR com metas que possamos de fato alcançar.
A direção do Steet reafirma ainda que somente com a participação efetiva de todos os trabalhadores será possível alcançarmos os objetivos almejados. Acompanhem e contribuam para o processo de negociação e apoiem o sindicato em mais esse processo.
JUNTOS SOMOS UM SINDICATO MAIS FORTE!