ACT 2022

ETO ACT 2022:  primeira rodada de negociação marcada para esta sexta, 06

05/05/2022

A Energisa Tocantins agendou para esta sexta-feira, 06, a primeira rodada de negociação com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins – Steet, com o objetivo de discutir a pauta de reivindicações para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2022/2024, cuja vigência se expirou em 30/04/2022.

A pauta de reivindicações foi protocolada junto à empresa em 30/03, portanto, há mais de um mês, e somente agora a empresa agendou a primeira reunião para iniciar a discussão, o que historicamente tem se estendido até meses depois, tamanha é a dificuldade de negociar junto ao grupo Energisa.

Vale lembrar que o pleito dos trabalhadores é simplesmente a reposição inflacionária integral em todas as cláusulas econômicas do ACT, acrescido de um pequeno ganho real de 2% nos salários como valorização do “time”, e, com isso, ter de volta o poder de compra corroído ao longo do ano pela alta do custo de vida.

A direção do sindicato espera ainda que a ETO não “empurre com a barriga” a negociação desse ano, deixando seus trabalhadores em situação muito mais complicada com o distanciamento da data base e depois oferecer parte do índice ou novamente um parcelamento, como aconteceu em negociação anteriores.

O sindicato e os trabalhadores esperam que a negociação desse ano seja bastante positiva e sem enrolação, que a Energisa atenda o pleito dos trabalhadores, principalmente, considerando os excelentes resultados dos últimos anos e o discurso tão utilizado pela empresa quanto a valorização de pessoas. Este é o momento de reconhecer os trabalhadores que tanto se empenham para alcançar os ótimos resultados.

Para finalizar, a direção do Steet chama a atenção da categoria para participar do processo, pois, para que se tenha sucesso na negociação é necessário que todos participem das ações do sindicato. Historicamente, sabe-se que as negociações são muito difíceis e que somente com a participação e envolvimento de todos foi possível manter o pouco que resta das conquistas dos eletricitários ao longo dos anos.

UNIDOS PARA AVANÇAR!