A direção do Steet esteve reunida virtualmente com representantes da Energisa Tocantins na última terça-feira, 11, para uma pauta extra, solicitada pelo sindicato na última reunião de tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, ou seja, para tratar de assuntos relacionados às empresas terceirizadas, prestadoras de serviços da concessionária.
Depois de longos debates, embora não estivesse na pauta dessa reunião falar sobre as negociações do ACT, acabou culminando na discussão apresentada pela direção do sindicato a pretensão da empresa em atacar o plano de saúde, ocasião em que fez os representantes da ETO anunciar a retirada, imediatamente, das modificações no plano de saúde de sua contra proposta para a renovação das cláusulas econômicas do ACT, colocadas anteriormente na reunião de abertura realizada no dia 05/05.
A direção do sindicato acredita que a empresa deve ter avaliado o tamanho do impacto que a proposta causou ao ser compartilhada com os trabalhadores. De fato, a repercussão da proposta da ETO foi muito negativa, e não era para menos, afinal o plano de saúde representa um dos maiores patrimônios dos trabalhadores da concessionária, e as mudanças propostas implicariam com certeza na retirada do plano de saúde de seus familiares.
Como foi dito em boletim anterior, já seria desumano alterar um benefício que é concedido aos trabalhadores desde 2005, principalmente em plena pandemia.
Dessa forma, a direção da entidade entende que a discussão da data base deve se restringir exclusivamente aos reajustes das cláusulas econômicas, conforme foi aprovado em assembleia pelos trabalhadores e trabalhadoras da ETO e da ESA.
E nesse sentido, a diretoria do sindicato conclama a todos a participarem do processo de negociação, defendendo de forma incondicional a reposição integral e imediata, da inflação divulgada nesta terça feira pelo IBGE que ficou em 7,59%.
A direção do sindicato informa ainda que estava agendada a segunda rodada de negociação do act, entre o Steet e as empresas para, hoje, dia 13, mas devido o avanço na discussão na ocasião dessa pauta extra, a empresa pediu um tempo para análise do número do INPC/IBGE, enquanto isso as partes abrem a discussão da PLR 2021, em seguida a direção do sindicato divulgará novo boletim informativo de qual seja o andamento tanto para a PLR quanto para o ACT.
UNIDOS PARA AVANÇAR!