ACT 2021

Esol: Primeira rodada de negociação do ACT 2021

26/01/2021

O Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins – Steet informa aos trabalhadores da prestadora de serviço Energisa Soluções Construções que, embora tenha protocolado a pauta de reivindicação para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2021 ainda em novembro de 2020, somente na última sexta-feira, 22, aconteceu a primeira reunião,  ocasião em que o sindicato reforçou o pleito dos trabalhadores, conforme consta na referida pauta.

Vale lembrar que no ato do protocolo da pauta, o sindicato pediu o termo de garantia da data base e a manutenção do acordo anterior até que se tenha negociado as novas condições para o novo ACT. Como, no primeiro momento, a empresa não deu a segurança, o sindicato entrou com um protesto judicial e conseguiu na justiça uma garantia por 30 dias.

E, vendo este prazo vencer, sem propostas por parte da empresa, não restaria outra alternativa a não ser ajuizar um dissídio coletivo, no entanto, na reunião de sexta-feira, a Esol enviou a garantia da data base por 60 dias.

O sindicato deixou claro para Esol que a pauta é enxuta e que busca reposição inflacionária e um plano odontológico, entendendo ser possível fechar essa negociação o quanto antes, bastando disposição por parte da empresa, do contrário, somente com muita disposição dos trabalhadores, unidos para defender seus direitos.

A direção do Steet seguirá informando os trabalhadores sobre o andamento da negociação, após a próxima a reunião que será realizada nesta quinta-feira, 28.

PLR 2020

O sindicato cobrou da empresa uma posição do resultado dos indicadores do Programa de Participação nos Lucros – PLR 2020 que já são possíveis de ser aferidos, a empresa apresentou o resultado somente até novembro, o sindicato aguarda o resultado final. Lembrando que o indicador Ebtida só terá o resultado divulgado após a reunião do conselho, normalmente, realizado até o mês abril. Tendo acesso ao fechamento definitivo o Steet fará, na sequência, a divulgação à categoria.

Unidos para Avançar!