A diretoria do Steet finalizou na última quinta-feira, 23, a assembleia referente à deliberação da proposta para o Programa de Participação dos Lucros e Resultados (PLR) 2018. A assembleia fracionada ocorreu em 11 localidades do Tocantins.
Desde o dia 13 de agosto, a diretoria do Steet colocou à apreciação dos trabalhadores a nova proposta da empresa. O sindicato realizou assembleia em Augustinópolis, Araguaína, Guaraí, Paraíso, Palmas (Almoxarifado), Palmas (CMAN), Palmas (Administração Central), Palmas (Agência de Taquaralto), Porto Nacional, Gurupi e Dianópolis.
Durante a assembleia foram apresentadas e esclarecidas pela direção do sindicato aos trabalhadores, o conjunto da proposta, e principalmente as duas alterações da PLR 2018, em relação ao modelo anteriormente praticado, para melhor distribuição de parte dos lucros e resultados da ETO aos trabalhadores, como segue:
1 – Composição do valor da PLR
Dentre estas mudanças destaca-se, a composição do valor da PLR que deixa de ter um valor fixo de referência e passa a ser composta pela soma do valor de 1 (uma) folha nominal de pagamento salarial da empresa mais 3% do seu lucro líquido apurado no exercício 2018.
2 – Alteração das metas mínimas e máximas dos indicadores
Outra mudança significativa considerando o modelo anterior é com relação as metas dos indicadores. No modelo anterior tinha-se como meta mínima, o atingimento de ao menos 80% da meta alvo, e como meta máxima a superação da meta alvo em até 120%. No novo modelo a meta mínima foi flexibilizada para 25% e a meta máxima para 125%. Essa alteração possibilita maiores condições para que a pontuação do indicador não seja zerada, como também, uma melhor pontuação em caso de superação da meta alvo do indicador.
Para a apuração do valor a ser distribuído como PLR, é necessário considerar a soma do valor da folha de pagamento mais o percentual do lucro líquido, e a multiplicação desse montante pelo resultado da pontuação total alcançada sobre os 08 (oito) indicadores que compõem o BSC (cesta de indicadores da ETO). Desse resultado, 75% será distribuído de forma linear e o restante será rateado considerando o salário básico de cada trabalhador.
Indicadores, pesos, metas mínimas, alvo e máxima (BSC ETO 2018):
Considerando os resultados parciais apurados mensalmente para cada um dos indicadores, e as ações desenvolvidas, há possibilidade de atingimento das metas dos indicadores.
A PLR será paga proporcionalmente, considerando os meses trabalhados no ano de 2018, aos empregados admitidos, dispensados sem justa causa, afastados, dentre outros. Os empregados afastados por acidente de trabalho, doença ocupacional e licença maternidade, não terão a incidência da proporcionalidade. Já os empregados dispensados por justa causa e os estagiários não terão direito à PLR.
A empresa pagará o adiantamento da PLR no valor de R$ 1.200,00 até o dia 30 de setembro de 2018. O pagamento da parcela final será realizado, após a apuração, até o dia 15 de maio de 2019.
O sindicato reforça que a proposta aprovada em assembleia só foi possível graças à atuação da entidade, que não mediu esforços em obter uma proposta mais justa, e ainda, do apoio dos trabalhadores que confiaram na condução do processo de negociação pelo Steet junto à empresa.
A partir de agora é necessário que cada um dê a sua contribuição para a obtenção do melhor resultado, pois ao final o valor a ser distribuído está diretamente relacionamento ao tamanho do resultado financeiro (lucro líquido) e dos indicadores que compõem o programa.
Mais informações sobre a PLR 2018 podem ser conferidas através do link: https://drive.google.com/open?id=1Vw3a3nSdwkdmXeElZSoyDXWKzxMjpk0T
Juntos somos um sindicato mais forte!