O Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins – Steet participou nesta sexta-feira, 11, com representantes da Energisa Tocantins, da terceira rodada de negociação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2020.
A Energisa se mantém irredutível e insensível ao pleito dos trabalhadores em relação ao adiantamento de parte da PLR, mesmo com todos os argumentos usados pela direção do sindicato de que embora nesse período de pandemia o seu faturamento tem sido equilibrado. E ainda a empresa tem recebido subsídios financeiros do governo nas faturas dos clientes de baixa-renda, como também tem se beneficiado com suspensão de contratos e redução de jornadas dos seus trabalhadores, bem como com o retorno das atividades de cortes, melhorando significadamente sua arrecadação.
Com tudo isso, a empresa insiste no argumento “furado” de falta caixa. Recentemente o grupo Energisa, em plena pandemia, fez distribuição de dividendos em mais de 100 milhões de reais aos seus acionistas, e ainda, foi à mídia nacional fazer “marketing” de boazinha com ação social, distribuindo doações na casa dos 8 milhões de reais, enquanto para seus trabalhadores que também atravessam momentos difíceis frente a desvalorização salarial, alta absurda nos preços dos alimentos, NÃO faz nenhum reconhecimento sequer. ESSE É O JEITO ENERGISA DE SER! Um grupo extremamente capitalista que busca duas coisas a cima de tudo: lucro e marketing.
Além de não conceder o adiantamento mantém no bojo de sua proposta um limitador de 6% do lucro a título de PLR.
Com muita insistência, a direção do sindicato conseguiu apenas movimentar os pesos de alguns indicadores, considerados pela entidade como metas que se mostram mais desafiadoras.
Após a direção do sindicato receber da empresa a proposta formalizada, será divulgado por meio de edital de convocação o calendário das assembleias.
Mais uma vez fica bem claro que o trabalhador necessita se organizar na defesa de seus direitos que estão cada vez mais ameaçados.
UNIDOS PARA AVANÇAR!