Energisa: ACT sem avanços, após 5ª rodada de negociação

22/05/2018

Em continuidade ao processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho para o exercício 2018/2020, a direção do Steet se reuniu novamente com representantes da Energisa Tocantins nesta segunda-feira, 21.

Essa foi a 5ª rodada de negociação e o ACT continua indefinido. A Energisa permaneceu com sua “extraordinária proposta”, que consiste tão somente na reposição da inflação de 1,69% (INPC-IBGE) no salário e benefícios e ainda sugere retrocesso.

Basicamente a proposta da Energisa consiste em:

A empresa não acolheu a grande maioria das reivindicações dos trabalhadores, como:

Além de não atender as reivindicações, a empresa deixa claro que ao propor a retirada do compromisso para discussão do Banco de Horas existente no acordo coletivo, pretende ficar livre para implementar o referido banco, considerando a previsão da nova legislação trabalhista, ou seja, sem necessidade de qualquer discussão com o sindicato e os trabalhadores.

O “aumento” de valor irrisório é um deboche com o trabalhador, principalmente, se considerarmos os excelentes resultados financeiros que a Energisa Tocantins tem alcançado. Em 2017, por exemplo, a empresa teve um crescimento no Lucro Líquido de 181% comparado a 2016. O Ebtida cresceu 233,2% comparado também com o ano de 2016, conforme demonstrativo abaixo.

No 1º trimestre de 2018 a Energisa Tocantins teve um crescimento no lucro líquido de 198,2%, comparado com mesmo período de 2017 e o Ebtida cresceu 32,9%.

Com isso percebe-se que os trabalhadores são iludidos com falsas expectativas, pois ao final não participam da divisão do bolo, mesmo que estes ótimos resultados tenham sidos alcançados com o esforço e dedicação de cada um dos trabalhadores.

O sindicato tem defendido sempre na mesa de negociação que a empresa reconheça e valorize o esforço e dedicação que seu maior patrimônio (os trabalhadores) tem dispensado para os resultados alcançados.

Além disso, a direção do Steet vem falando desde o início da negociação que os trabalhadores não admitirão qualquer retrocesso nas conquistas do ACT e que não abrirão mão de nenhuma conquista.

A direção do Steet realizará a partir desta semana, assembleia com os trabalhadores, nas principais localidades do Estado, para discutir com a categoria qual o melhor caminho para resolver este impasse e para que decidam sobre os próximos passos da negociação.

Nenhum direito a menos, juntos somos um sindicato mais forte!