Energisa

ENERGISA ACT 2021: trabalhadores rejeitam proposta da empresa

01/07/2021

A direção do Steet realizou nesta quarta-feira, 30 de junho, por meio do canal do sindicato no Youtube, assembleia virtual com os trabalhadores e trabalhadoras da Energisa Tocantins – ETO e Energisa S/A – ESA, para apresentar a proposta da empresa para renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho, ou seja, termo aditivo do ACT 2020/2022.

Ao término da assembleia os trabalhadores realizaram votação online através de um link de computação de votos disponibilizado pelo sindicato até as 12h de hoje, 01 de julho. Com a computação de todos os votos, os trabalhadores da Energisa Tocantins decidiram pela REJEIÇÃO da proposta da empresa, com 86,81% dos votos, do total de 781 participantes.

O pleito dos trabalhadores é, apenas, pela reposição inflacionária integral em todas as cláusulas econômicas do ACT, que é de 7,59% (INPC/IBGE). No entanto, com total descaso com seus trabalhadores, desrespeitando mais uma vez a data base a proposta da Energisa é de parcelamento da inflação, mesmo que a reposição não contemple ganho real, mas unicamente a volta o poder de compra do seu salário.

Mais detalhadamente, a proposta da empresa, consiste em 50% (cinquenta por cento) do valor do INPC aplicado em 01/09/2021 (3,795%) e os outros 50% (cinquenta por cento) do valor do INPC somente em abril de 2022, não retroativo. Para o Auxílio Alimentação o primeiro reajuste seria no mês de agosto de 2021.

É importante ressaltar, mais uma vez, para todos os trabalhadores, que a Energisa é uma empresa do setor elétrico brasileiro e que, ao contrário de muitas outras, vem tendo aumento de lucros no atual contexto do país. Basta observar os resultados extremamente positivos de 2019, 2020 e o bom resultado deste ano, apontando crescimento superior ao índice inflacionário. Resultados que não chegam aos seus trabalhadores. É estarrecedor ouvir dos representantes da empresa que esse reajuste causará impacto.

Portanto, a direção do sindicato agradece a participação massiva dos trabalhadores no processo e informa que essa proposta será devolvida à empresa. Assim, a direção do Steet aguardará novo posicionamento por parte dos representantes da ETO, almejando que atenda o simples pleito dos seus trabalhadores.

Unidos para avançar!