A direção do Steet realizou, entre os dias 07 e 10, assembleia com os trabalhadores da Enecol Construção, Engenharia e Manutenção, para deliberarem sobre proposta da empresa para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2023. Na oportunidade, a direção do sindicato apresentou, detalhadamente a pauta apresentada à empresa e o conjunto da proposta que foi aprovada por 52,86% dos votos.
Esta nova proposta só foi alcançada com avanços positivos com relação a anterior, em razão da participação e união dos trabalhadores, que resistiram a primeira proposta, forçando a empresa a melhorá-la, até mesmo antes do Steet concluir as rodadas de assembleias, o que apontaria para uma rejeição em massa. Basta observar que, mesmo com a modificação, a APROVAÇÃO foi apertada.
Na proposta anterior, a empresa oferecia apenas a reposição da inflação (5,93%), para todas as cláusulas econômicas, e um ganho real de 1,02%, no benefício alimentação. Além disso, o pagamento parcelado do reajuste referente aos meses de janeiro e fevereiro.
A nova proposta, aprovada pelos trabalhadores, continua sendo de reposição da inflação para as cláusulas econômicas, considerando o percentual de 5,93% para o reajuste salarial, adicional de dupla função e no seguro de vida, conforme detalha tabela abaixo, porém, sem parcelamentos dos retroativos, ou seja: A empresa reajustará na folha de fevereiro, e pagará junto a diferença referente a janeiro. Para o benefício alimentação, além do índice de inflação, trouxe ganho real de 3,9%, com o valor chegando a R$ 780,00, a ser creditado no benefício de março, e junto será creditado as diferenças de janeiro e fevereiro, totalizando no benefício alimentação o valor de R$ 919,62.

Vale salientar que mais uma vez tivemos uma negociação muito difícil, porém, com a categoria unida e apoiando as ações do sindicato foi possível conseguir esse pequeno avanço no benefício alimentação e manter as demais cláusulas. A direção do Steet agradece o apoio de todos os trabalhadores e trabalhadoras que contribuíram com o processo de negociação.
Unidos para Avançar!