Greve

ACT 2022 ESOL: Trabalhadores  rejeitam proposta e deliberam greve

18/02/2022

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins – Steet realizou na manhã desta sexta-feira, 18, mais uma assembleia extraordinária com trabalhadores da Energisa Soluções Construções, para que deliberassem sobre a proposta apresentada pela empresa para renovação do acordo coletivo de trabalho – ACT.

A proposta foi rejeitada por 73,85 % dos participantes que decidiram suspender as atividades e iniciar greve na segunda-feira, 21.

A assembleia em Palmas, que estava prevista para começar às 7h:30, conforme edital divulgado ontem, foi realizada com quase 1h de atraso, porque a Esol segurou os trabalhadores por todo o tempo, em suposta reunião, pressionando para que aprovassem sua proposta.

Já em Paraíso, a empresa mandou alguns trabalhadores de campo para os postos de trabalho, alegando emergências na tentativa de esvaziar a assembleia. Essa atitude da empresa caracteriza prática antissindical ( Art. 5º da CF/88 e Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho – OIT). Condutas antissindicais são ilegais, violam as prerrogativas do sindicato em seu plano coletivo, afetando a organização sindical e ataca os trabalhadores pois afeta o direito à defesa direta dos seus interesses.

O Steet tentou, incessantemente, que a empresa  reconsiderasse  e atendesse aos anseios dos trabalhadores, que já é o mínimo possível, mas a Esol insistiu com sua proposta de retrocesso.

Para que o êxito seja alcançado, conclamamos a participação efetiva de todos os trabalhadores no movimento de paralisação de suas atividades, portanto, a partir de 00h00 do dia 21 (segunda-feira), nenhum trabalhador deve sair de sua base para atender ordem de serviço da empresa.

Unidos para avançar!