O Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins – Steet, conforme havia informado em boletim anterior, se reuniu novamente nesta quinta-feira, 28, com a direção da Energisa Soluções Construções na tentativa de avançar com a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2021. Para a surpresa do sindicato, a empresa apresentou duas propostas ridículas, para dizer o mínimo.
A primeira proposta apresentada pela Esol é de renovação na íntegra do atual acordo, sem nenhum reajuste. A segunda proposta é de reajuste pela inflação de forma parcelada e, em troca do reajuste, ela adota a implementação de um banco de horas. Obviamente, a direção do sindicato rechaçou as duas propostas, argumentou que na negociação do ACT 2020, o trabalhador já sofreu perdas significativas quanto ao plano de saúde, não podendo arcar nesta negociação com mais nenhum prejuízo.
O sindicato lembra ainda que o setor elétrico é o que menos foi abalado pela crise que vivenciamos, a prova disso são as fortes demandas e sobrecargas de trabalho que os trabalhadores vem enfrentando nos últimos meses. E, ainda assim, a Esol, como reconhecimento desse esforço do trabalhador, ataca seus direitos e oferece como avanço: “nada”.
Diante dos argumentos colocados pelo sindicato e não havendo por parte da empresa disposição em modificar sua proposta, a direção da Esol ficou de formalizar seu “intento” e apresentar a entidade para apreciação dos trabalhadores em assembleia. Após a formalização da proposta, o Steet divulgará calendário dos encontros.
A direção do sindicato convoca todos os trabalhadores a se envolverem no processo de negociação e se necessário uma forte mobilização na defesa de seus interesses, do contrário, sofrerá com ataques aos seus direitos ano após ano.
Unidos para Avançar!