NOTÍCIA VOLTAR

24 agosto 2012

Cronograma de pendências da Celpa será definido na próxima semana

A reunião que definiria um cronograma de pendências a ser apresentado durante a Assembleia de Credores da Celpa, no dia 1 de setembro, foi adiada para a próxima semana.  Segundo o advogado Mauro Santos, administrador judicial da companhia, o encontro deve acontecer entre os dias 29 e 30 de agosto.


O advogado contou que foi chamado pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e que a posição do governo é de que está “balizando a operação”. Outro fator que ajudou a postergar as definições foi a previsão de que a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analise na próxima terça (28) a proposta de transição que a Equatorial Energia apresentou para comprar a Celpa.


Sendo assim, Santos diz que seria prematuro fazer um cronograma de pendências sem ver quais são as ponderações do governo.


A nova data depende agora de um acerto de agenda entre o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, a juíza Maria Filomena Buarque, da 13ª Vara Cível de Belém, e o póprio Santos. “Quarta ou quinta-feira a gente senta para ver esse cronograma”, adianta o administrador.


Mas, para ele, o principal problema, é que a empresa não consegue se manter até setembro. Ele também desabafa e diz que as pessoas envolvidas no processo "não jogam as cartas limpas”. “Se a gente identifica o problema, tenta resolver logo...o problema é que o timing deles não é o mesmo que o nosso”.


Dívida

Até o final de julho, a dívida da Celpa já estava na casa do R$2,4 bilhões, sendo que cerca de 150 credores entraram com pedidos de impugnação por não concordar com o valor a ser recebido. Estes pedidos serão analisados pelos responsáveis pela recuperação judicial. No próximo encontro será apresentado o plano de recuperação na íntegra, com o valor atualizado da dívida e as propostas de pagamento.

 

Fonte: Jornal da Energia